1 – Origem:

Em 1947 em uma quermesse realizada pela Prefeitura de Barretos, acontece o primeiro rodeio do país, realizado dentro de um cercado com arquibancadas. Motivados pela tradição de ter muitos peões de boiadeiro passando pela cidade, um grupo de rapazes solteiro e auto suficientes, teve a idéia de promover festas inspiradas na lida das fazendas, com o objetivo de arrecadar fundos para as entidades assistenciais da região . Anascia assim em 1955, OS INDEPENDENTES. E um ano depois, a 1ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

FOTO: Os Independentes – Divulgação


2 – Parque do Peão foi um projeto de Niemeyer que nasceu de uma ironia!


Em 1984, enfrentando problemas com o crescimento da festa e as questões de segurança e estrutura para os frequentadores da festa do Peão, Mussa Calil Neto, presidente de Os Independentes na época, rejeitou algumas propostas de arquitetos locais e acatou a ironia de um deles que indignado falou: “não gostou, procura o Niemeyer”, (referindo-se à Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos do planeta), só não contava que Mussa realmente fosse procurá-lo e que ele aceitaria fazer o projeto sem cobrar. Já que as verbas da festa do peão eram destinadas à entidades locais.

Você pode ler a história completa aqui!

FOTO: Os Independentes – Divulgação

3 – Cuidado com os animais

Apesar das críticas cada dia mais intensas sobre a crueldade com animais nos rodeios, a montaria em touros e cavalos é reconhecida como um esporte. No Rodeio de Barretos, existem equipes veterinárias 24 horas por dia que acompanham os animais que possuem condições de alimentação e acomodação são impecáveis, além disso é expressamente proibido qualquer tipo de mau trato aos animais.

 4 – Referência Internacional

A Festa do Peão de Barretos é referência internacional e considerada a competição mais importante de toda América Latina reunindo peões de todo o mundo.

5 – Filantropia

Desde o início a Festa do Peão usa parte da arrecadação em prol de entidades da região. Além da diversão, entretenimento e recursos turísticos que movimentam a economia, a festa do Peão de Barretos também contribui para o auxílio e filantropia!

Estamos a apenas 40 minutos e Barretos e temos pacotes promocionais para você aproveitar o mir rodeio do Brasil e se hospedar com economia e diversão.

Wyndham Olímpia Royal Hotels

Turismo Responsável em Olímpia

Práticas sustentáveis ajudam a preservar o meio ambiente e a garantir que as futuras gerações possam desfrutar das belezas naturais da região. Aqui estão algumas formas de como os turistas podem colaborar: